Plataforma oferece uma imensa variedade de opções para que o usuário encontre o modelo ideal para sua disfunção visual pelo melhor preço
A Lenscope, healthtech que criou uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos em um processo simples, eficiente e muito funcional, acaba de lançar o maior portal dedicado à venda de armações do mundo. A plataforma “Óculos Online” permite a escolha e a compra de armações de forma extremamente simples, ao oferecer uma variedade praticamente infindável de modelos à disposição do consumidor, já que agrega inúmeros marketplaces em um só lugar, como: Via Varejo (Casas Bahia, Ponto, Extra, etc.), Mercado Livre, Dafiti Group (Dafiti, Tricae e Kanui) e Centauro.
A tecnologia utilizada no portal Óculos Online é voltada especificamente para a oferta de armações, oferecendo aos usuários diferentes filtros de busca para os auxiliar na escolha da melhor opção para as suas necessidades. Dessa forma, os consumidores podem filtrar os milhares de modelos por: estilos recomendados ao formato do rosto de cada um, armações indicadas para cada grau, cores, gênero, formato, material, entre outros. Além disso, a plataforma também garante o melhor preço possível na armação ideal, já que reúne os produtos disponíveis em diversas lojas online. Ao comprar uma armação no portal, o consumidor ainda pode fazer as lentes diretamente com a Lenscope, enviando o produto para a marca, que devolve os óculos já montados ao cliente.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e cujos dados foram divulgados em 2021, mais de 40% dos brasileiros têm de usar óculos para corrigir alguma disfunção visual. Com isso, a Lenscope, reconhecida por disponibilizar ao mercado brasileiro as lentes mais finas do mundo, projeta um aumento de 50% nas vendas dos produtos em 2022. “Queremos que este lançamento transforme a maneira como as pessoas lidam com a compra de armações e lentes, conectando os consumidores aos melhores produtos do mercado e ajudando-os a tomarem a melhor decisão. Este é um grande passo para a empresa e a nossa expectativa é que a receita da marca dobre no segundo semestre”, aponta Makoto Ikegame, CEO e Fundador da Lenscope.
“Diferentemente de uma óptica online ou um marketplace tradicional, que possuem opções de produtos limitadas e com experiências de compra pouco flexíveis ou não voltadas para a venda de armações e lentes, o portal Óculos Online busca tornar o processo de venda de óculos algo simples, preciso e divertido, garantindo que o consumidor de fato encontre a opção perfeita para as suas necessidades”, completa o executivo.
Recentemente a healtech também lançou outras duas ferramentas tecnológicas que se integram à plataforma Óculos Online: a plataforma “Acerte na Armação”, que oferece ao usuário dicas técnicas essenciais para a escolha do modelo mais adequado com base nas necessidades de correção visual de cada um, e a funcionalidade “Formato de Rosto”, que é a primeira do mundo a determinar o formato de rosto de uma pessoa por meio de técnicas de Inteligência Artificial e Machine Learning e será totalmente integrado à plataforma.
O desenvolvimento da plataforma começou no terceiro trimestre de 2021. Foram mais de 300 pessoas envolvidas e quatro rodadas de entrevistas aprofundadas e testes com usuários. “O grande segredo do projeto está na expertise acumulada ao longo destes anos, assim como o extenso banco de dados de armações e lentes que possuímos”, afirma Ikegame. De acordo com o executivo, este fato se deve ao pioneirismo da empresa no modelo de negócios 100% digital, conhecido como re-glazing (no qual o consumidor envia a armação e a empresa devolve o produto já com as lentes).
Na criação da plataforma, a Lenscope utilizou técnicas de Machine Learning (aprendizado de máquina) e visão computacional, permitindo a sua funcionalidade em qualquer smartphone ou aparelho conectado à internet, mesmo nos modelos considerados mais básicos, além de garantir a segurança dos dados e informações dos usuários.
Além de alavancar as vendas da companhia, Ikegame afirma que a ferramenta tem um papel importante de democratizar o acesso do maior número de pessoas a esse tipo de experiência e informação. “Buscamos conectar as pessoas com os melhores produtos do mercado pelos melhores preços e viabilizar o conhecimento necessário para que os consumidores tomem as melhores decisões”.
Fonte: NR7 – Full Cycle Agency
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