Para que não conhece, o macaron é um biscoito redondo de 3 ou 5 cm de diâmetro, crocante por fora, úmido e macio por dentro. Depois de algum tempo fora de moda, voltou à cena na ultima década, e ganhou espaço em cidades de todo o mundo. Aqui no Brasil passou a ser item obrigatório nas festas de casamento!
O macaron possui origem italiana, explicando também o seu nome, que se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. Pronuncia-se: macarrôn.
Como muitos doces e pratos consagrados da gastronomia, a receita original do macaron passou por inúmeras modificações até chegar ao que é hoje. Em 1533, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis, esposa do rei Henri II, e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza.
Sua versão final aconteceu no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines – da famosa Ladurée, de Paris – que juntou os dois biscoitos de merengue e preencheu com ganache de chocolate.
O original macaron parisiense é o que possui merengue feito com amêndoa e recheio de ganache, entretanto, é possível encontrar diversos sabores e cores, que é o elemento responsável por grande parte do sucesso do macaron.
E como já dissemos que toda receita vai ganhando novos ares ao longo dos anos, o macaron continua em evolução e hoje podemos encontrar novos formatos além do tradicional biscoito redondo.
Um exemplo disso é a Melly Eats World, que faz macarons nos formatos mais incríveis e fofos possíveis. Confira:
Deixe um comentário