Na Páscoa do ano passado decidi que faria meus próprios ovos para presentear a família, pois queria que eles tivessem um pouquinho mais de “sentimento”, e não fossem apenas mais um ovo comprado no supermercado, além de tentar economizar um pouquinho.
O resultado não não foi tão satisfatório quanto eu queria, primeiro porque você precisa de uma coisa chamada TEMPO, que eu não tenho, além de um pouquinho de PRÁTICA e CONHECIMENTO teórico sobre o mundo do chocolate.
Com relação ao tempo, acabei demorando bastante, lembro que passei as noites que antecederam a Páscoa, derretendo chocolate e colocando nas formas. E também fiz muita sujeira! Vocês não imaginam a sujeira que chocolate faz. E tudo isso aconteceu na cozinha do meu apartamento, e quanto falamos em “cozinha de apartamento” de uma pessoa normal, logo imaginem um lugar pequeno, e para tal tarefa, acredite, um bom espaço físico faz diferença.
Derreter chocolate também não fácil, você precisa atingir temperaturas específicas e temperá-los para que não derretam depois de desenformados e mantenham o brilho. Meus chocolates ficaram bem moles e perderam o brilho, errei muito na temperatura, com certeza, mas não podia simplesmente descartá-los, por isso, imaginem a minha tristeza e frustração!
Financeiramente, para esta primeira vez, ficou um pouco mais caro, pois tive que investir em utensílios, como as formas, papéis para embrulhar e fitas. E quando falamos em papéis chumbo, por exemplo, vc não consegue comprar poucas folhas, elas geralmente são vendidas em pacotes fechados, e você vai querer cores variadas, então terá que encarar grandes quantidades. Os que eu adquiri, por exemplo, o pacote possuía 50 unidades, e para uma produção caseira, isso vai durar uma vida, considerando que comprei algumas cores! Portanto, para calcular o valor final, decidi dividir item por item para chegar a valores unitários e anotei somente as quantidades que utilizei de cada produto. Assim poderia saber quanto realmente custa cada ovo pronto e decorado.
Decorar foi a parte mais gostosa (e rápida), pois logo pude ver todo meu trabalho criando vida, apesar de todo o sufoco. A reação das pessoas ao receber os ovos que você mesma fez, compensa e muito todo o trabalho, mas não repetiria a dose. Nem tanto pelo trabalho, pois na segunda vez com certeza tudo ficaria um pouco mais fácil, mas pela real falta de tempo. Para esse ano pretendo investir em algum projeto mais simples e rápido para presentear.
Mas vamos ao que interessa: quanto eu realmente gastei!
No total foram:
- 6 saquinhos com mini ovos;
- 2 ovos de 500g
- 3 ovos de 350g;
- 6 cascas com mini ovos, coelhinhos de chocolate e pelúcia.
Para fazer tudo isso, gastei R$ 330,00, ou seja, R$ 19,42 por pessoa (No total foram 17 pessoas presenteadas). Comparado com os ovos vendidos nos mercados, o valor me deixou satisfeita!
Além dos ovos, costurei saquinhos em tecido e enchi com mini ovinhos de chocolate!
O que vocês acharam? Quais são os planos de vocês para economizar esse ano? Conta pra mim e vamos trocar algumas dicas 😉
Deixe um comentário