Este final de semana descobri o filme Suíte Francesa (Suite Française) que conta a história de Lucile Angellier (Michelle Williams) durante a Segunda Guerra Mundial, na França e que passa os dias junto de sua sogra esperando pelo retorno do marido, um prisioneiro de guerra. Enquanto alguns combatentes franceses retornam para a casa, o pequeno vilarejo onde Lucile mora começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts). Apesar de resistir aos flertes do soldado, Lucile acaba cedendo e inicia uma relação amorosa com ele.
Fiquei tãoooo apaixonada por esse filme, que recomendo com força que você assista:
Antes de continuar esse post, peço alguns minutos de silêncio e suspiros diante da beleza de Matthias Schoenaearts…
Pronto, agora podemos seguir…
Bom, se você já está achando tudo lindo até aqui, saiba que o que era bom, fica ainda melhor: depois de assistir ao filme, descobri que se baseia no romance homônimo de Irène Némirovsky, escritora francesa de origem ucraniana e judia.
Ela deixou o manuscrito de Suite Française às filhas, quando foi presa na França, e levada para Auschwitz, de onde não voltaria. A obra, escrita no calor dos acontecimentos, em 1941, foi feita em letras microscópicas, enquanto estava refugiada em um povoado francês e só foi publicada 62 anos depois da sua morte.
O motivo de ter ficado tanto tempo guardado, foi que sua filha Denise imaginava que tratava-se de um diário da mãe, quando na verdade era uma inestimável obra de arte.
No romance, ela retrata o êxodo da população francesa diante da ocupação alemã na Segunda Guerra, bem como o que se passava pela cabeça e coração de todos diante da fragilidade e do desespero que estavam vivendo.
Embora tenha concebido o livro como uma obra em cinco partes (com base na estrutura da Quinta Sinfonia de Beethoven), Irène Némirovsky só conseguiu escrever as duas primeiras partes: Tempestade em Junho e Dolce, antes de ser presa, em Julho de 1942. Morreu em Auschwitz no mês seguinte.
Se você também amou o filme Suite Française, não perca oportunidade de ler o livro, porque é exatamente isso que eu vou fazer <3
Deixe um comentário