Este ainda é um assunto que assombra a vida das mulheres, e infelizmente muitas ainda negligenciam a própria saúde, não procuram orientação acabam não realizando exames preventivos.
No câncer de mama ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam até formarem um tumor maligno. A forma mais fácil da mulher perceber se está com câncer de mama é pelo auto exame. Se houver câncer, sentirá um caroço no seios, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar amarelada, aparecendo também caroços em baixo do braço. Mas deve lembrar que nem todo caroço que aparecer é um câncer de mama. Por isso é importante consultar um médico.
Toda mulher com 40 anos ou mais, deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar um exame clínico nas mamas, anualmente. Toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma vez a cada dois anos uma mamografia. Mesmo sem sintomas se deve procurar um serviço de saúde. Quanto mais cedo for o tratamento, mais rápido fica curar o câncer de mama. Quanto mais cedo, mais fácil de retirar o câncer.
Para realizar os exames para verificar se tem ou não câncer de mama, procurar por um médico que pedirá o exame de mamografia. Mamografia é um exame que consiste em um raio-X da mama, permitindo descobrir o câncer quando o tumor ainda é pequeno. É um exame bem simples e rápido.
O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama é já ter um histórico da doença na família, principalmente, se for mãe ou tia. A herança genética é um dos meios mais fáceis de uma mulher correr o risco de ter o câncer de mama. A pessoa que já possuiu esta doença em uma das mamas ou câncer de ovário também deve ficar atenta e procurar por um especialista. Mulheres que possuem maior risco, a partir de 35 anos devem tomar cuidados especiais e procurar pelo médico para fazer a mamografia, anualmente.
O auto exame é realizado pela própria mulher, devendo apalpar os seios. Este exame não substitui o exame da mamografia. O autoexame é feito para constatar alguma mudança. E caso a mulher perceba alterações, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Se não encontrar nenhuma alteração, mesmo assim deve fazer exame de rotina.
O que a mulher pode fazer para se prevenir: Ter uma alimentação saudável e equilibrada, sem alimentos gordurosos; praticar atividades físicas; não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas. Essas são algumas dicas para prevenir várias doenças genéticas ou ocasionais.
Portanto, SE TOQUE!
Deixe um comentário