Desde criança sempre amei estar envolvida em trabalhos manuais, vivia inventando moda e fazendo minhas artes. Mas aí fui crescendo e acabei deixando de lado a minha paixão por conta da correria entre estudo e trabalho.
Atualmente o cenário não mudou muito, mas a gente vai amadurecendo e percebe que não podemos nos distanciar do que realmente nos faz bem e vamos tentando achar brechas no dia-a-dia para exercer nossas verdadeiras paixões. E uma delas sempre foi a vontade de aprender a costurar.
Mas sempre fica aquela dúvida “por onde começar”, até porque não vemos mais como antigamente pessoas que costuram ou têm uma máquina de costura em casa, que possa dar uma forcinha, tirar as dúvidas, o que dificulta mais ainda. Me arrependo muito de não ter aproveitado a época que minha avó ainda costurava. E ela mandava muito bem, era super caprichosa e era a costureira oficial das minhas fantasias de escola, que sempre ficavam lindas.
Bom, mas se você, assim como eu, não sabe por onde começar, e não tem nenhum conhecido que possa orientá-la, minha dica é: antes de comprar uma máquina, comece um curso de costura. Só assim você vai ter uma noção melhor desse universo, e ficará muito mais fácil escolher a sua máquina.
Agora, onde estudar?
Fiz muitas pesquisas, mandei muitos emails, muitos nem foram respondidos, e apenas em dois lugares eu senti firmeza. Então, se você mora em São Paulo, minha dica é:
Senac
Se você procura algo mais técnico, então o Senac é o lugar certo. Eles possuem uma infinidade de cursos voltados para quem gosta de Moda, mas se você quer mesmo começar na costura, sugiro dar uma olhadinha nos cursos de Costureiro, Modelagem e Costura para Iniciantes e Técnicas de Costura e Acabamentos, e depois você pode partir para outros mais específicos.
Possui diversos horários para escolher, inclusive aos sábados, mas não são todas as unidades que oferecem o curso, é necessário dar uma olhada no site e ver o local mais próximo.
Rainhas da Costura
Indicado para quem quer algo mais descontraído sem deixar o conteúdo de lado. As aulas ocorrem num ateliê com clima bem caseiro e amistoso, localizado em Pinheiros. O curso possui três módulos (você não precisa fazer os três):
Módulo um ou Iniciante: indicado para quem nunca costurou ou tem pouco contato com a costura. É um curso bem completo e aborda técnicas variadas, e são produzidos em média 7 projetos durante o curso completo. Não é focado somente em roupas ou consertos, são aulas variadas. Dura dois meses e você irá vivenciar a costura desde o “zero”. Há um pouco de tudo: acabamentos, reformas, uma peça de roupa, decoração, presentes etc;
Módulo dois: seria o “intermediário” e é indicado para quem fez o módulo iniciante e quer continuar costurando. Dura dois meses;
Módulo três: O avançado, para quem já sabe costurar.
E se antes de entrar no mundo da costura você quiser se familiarizar com linhas, agulhas e tecidos, sugiro seguir o blog da Miss Caffeine e ficar atenta nas datas das oficinas de bordado que ela sempre faz. Já falei dela no blog, se não lembra, é só clicar aqui!
Deixe um comentário