De uma maneira geral, nós trabalhadores mortais que acordamos cedo pra trabalhar, e que comem em self-service na hora do almoço, não seguimos regras de etiqueta na mesa. É tudo basicão: prato, garfo, faca e copo. Só!
Mas de vez em quando vale a pena tentar montar uma mesa bacana. Pensando nisso o pessoal do blog da loja Cecília Dale, postou fotos bem bacanas para mostrar que é possível montar uma mesa bem linda. É uma ajuda também para as mulheres recém-casadas que agora estão recebendo visitas em suas próprias casas e não sabem nem por onde começar.
Então vamos às dica de como montar uma mesa formal, informa e de café da manhã. O texto e as fotos a seguir são do blog Cecília Dale.
Nas duas versões os talheres são colocados na ordem em que vão ser usados, de fora para dentro: primeiro a colher de sopa para um consomê ou caldo, depois os talheres para a salada ou outra entrada e por fim os do prato principal.
Nesta arrumação, mais clássica, os talheres de sobremesa vão acima do prato, na posição em que aparecem na foto. A colher e a faca, que vão ser usadas com a mão direita, com a ponta para a esquerda. O garfo com a ponta para a direita.
Exemplo de mesa formal (Cecília Dale)
Os copos, da esquerda para a direita, são de água (o maior), vinho tinto (o médio) e vinho branco (o menor). Se for servida champanhe, a flute fica um pouco mais atrás.
Na arrumação mais moderna, é correto colocar também os talheres de sobremesa ao lado do prato, do lado de dentro, principalmente quando não há muitas entradas diferentes. É preciso só tomar cuidado de não dispor mais do que três garfos e três facas em sequência, para a mesa não ficar cheia demais.
Exemplo de mesa formal (Cecília Dale)
Ah, e nessa foto também aparece um pratinho para o pão com manteiga, no caso de você servir junto com a sopa, por exemplo. Se não for ter pão, esse pratinho não entra, claro.
Sobre talheres de peixe: na minha opinião, são uma coisa antiga e que não se usa mais. Para partir um filé de peixe, o garfo em geral é o suficiente. Se é um peixe com pele, a faca normal é mais eficiente para retirá-la. E risotos ou massas de frutos do mar, a rigor nunca precisaram mesmo ser comidos com talher de peixe. Enfim, se você tem, use. Se não, não se preocupe com eles.
Já em um jantar mais informal – uma pizza ou churrasco para a família e amigos mais próximos, por exemplo – sem entrada ou tantos vinhos, a mesa pode ficar assim.
Exemplo de mesa informal (Cecília Dale)
Agora o café da manhã: usa-se somente os talheres de sobremesa e a colher de chá. Se você for servir salada de frutas ou cereais, o bowl fica em cima do prato de sobremesa, e a xícara ao lado do copo para o suco, à direita.
Exemplo de mesa de café da manhã (Cecília Dale)
Deixe um comentário