Hoje vi uma foto que a CI Intercâmbio postou em sua página no facebook de um hotel na Colômbia, chamado Hotel del Salto, e achei tão intrigante que fui pesquisar sobre esse lugar.
Mas antes veja a foto para entender o que eu estou falando:
Fonte: Deserted Places
Assustador, né?
O luxuoso Hotel del Salto foi inaugurado em 1928 para acolher os viajantes ricos que visitavam Tequendama Falls. Situado em frente à cachoeira e à beira do precipício, forneceu uma vista deslumbrante para os seus hóspedes. Durante as próximas décadas, porém, o rio de Bogotá foi contaminado e turistas gradualmente perderam o interesse na região. O hotel encerrou suas atividades no início dos anos 90, e está abandonado desde então. O fato de muitas pessoas no passado escolherem esse local para cometer suicídio, acabou ficando com fama de assombrado.
O edifício foi construído em 1923, pelo arquiteto Carlos Arturo Tapias, como um símbolo da alegria e elegância dos cidadãos de elite dos anos 20. “A Mansão de Tequendama Falls“, como a casa foi chamada, foi construída durante a presidência de Pedro Nel Ospina (1922-1926).
Olha o povo na baile de inauguração:
Fonte: Credencial Historia
.
Fonte: Deserted Places
.
Fonte: Deserted Places
.
Tequendama Falls (ou Salto del Tequendama) é uma cachoeira natural de 132 metros de altura sobre o rio Bogotá, localizado na província de Tequendama e fica a cerca de 30 km ao sudoeste de Bogotá, capital da Colômbia, no município de San Antonio del Tequendama, e atrai muitos turistas.
Há uma lenda que diz que durante a conquista espanhola na América do Sul, a fim de escapar da escravidão, os povos indígenas da região pulavam para fora do Salto Del Tequendama e se transformavam em águias para voar para sua liberdade.
.
Fonte: Deserted Places
.
Fonte: Latin Wife
.
Fonte: Latin Wife
.
Fonte: Latin Wife
.
Fonte: Latin Wife
.
Fonte: Deserted Places
.
Fonte: Deserted Places
.
Fonte: Colombia Reports
.
Fonte: Deserted Places
.
Fonte: Deserted Places
.
Mas a boa notícia é que o Tequendama Falls Hotel (Hotel Salto del Tequendama) em breve será um museu (Casa Museo Salto de Biodiversidad y Tequendama Cultura).
Você pode encontar mais fotos deste lugar no Flickr, Pinterest e Tumblr.
.
Natália says
Muito interessante e linda as imagens.
JOÃO says
Lindo esse lugar. Quando o museu vai começar a funcionar?
Renata Aguilar says
João, não consegui nenhuma informação atual, mas me parece que estão finalizando a restauração: http://www.tripadvisor.co.uk/Attraction_Review-g294074-d590767-Reviews-Salto_de_Tequendama-Bogota.html
Igor Aleksander says
Esse final de semana eu estive lá, infelizmente devido à névoa não foi possível ver a cascata.
Foi construído para ser um hotel, depois uma estação ferroviaria, um restaurante e atualmente um “museu”.
Hoje o hotel está sendo restaurado em uma parceria ONG/Privada a qual não há aporte governamental pra a sua restauração, então se a ONG conseguir restaurar até final de 2015 (devido o andamento das obras é pouco provavel) a ONG fica com o usofruto da obra, se não volta pra o milhonario colombiano que não parece se importar com a historia e beleza ímpar da construção e paisagem.
Desde bogotá você entre ida, vinda e visita ao museo umas 5h e aproximadamente $8 dolares.
Renata Aguilar says
Igor, obrigada pelas informações =)
Cau lacerda says
Alguama novidade sobre este lugar? É realmente um museu…voltou a ser um hotel??
Agradeço qualquer informação!
Renata Aguilar says
Não achei muita coisa na internet, mas parece que o museu já está funcionando, veja esse link: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g294074-d590767-i68118653-Salto_de_Tequendama-Bogota.html