Quando recebi o convite para visitar a Sample Central, a primeira coisa que veio na minha cabeça foram produtos eletrônicos e não consegui entender muito bem como seria uma loja que permite que o cliente experimente os produtos. Mas agora minhas dúvidas acabaram, pois fui conferir no dia 22 de Junho, a pré-inauguração e lá explicaram tudinho.
Localizada na Rua Augusta, nº 2074, a fachada amarela já chama a atenção de quem passa, e lá dentro olhares curiosos diante das prateleiras e etiquetas com bolinhas amarelas, verdes e azuis, ainda sem entender nada.
.
O bate-papo com os sócios e o presidente global da Sample Central, Anthony J James deixou claro aos convidados a trajetória e os objetivos da criação de um espaço físico para expor as novidades do mercado.
Anthony J James
IBOPE, Bullet e Calés Investimentos
Anthony J James, João Pedro Borges e Celso Loducca
Basicamente a Sample Central, é uma loja onde a indústria apresenta aos seus associados as novidades do mercado, gratuitamente. É isso mesmo que você leu, tudo que está na loja pode ser levado para casa, com exceção logicamente dos eletroeletrônicos, que podem ser experimentados livremente na Sample Central. Em contrapartida você responde questionários sobre os produtos e assim os fabricantes tem acesso à opinião dos consumidores antes do lançamento no mercado. Simples assim!
O que eu mais curti foi o fato de estar em uma loja e não ter vendedores tentando me convencer a comprar determinado produto. Você fica livre para olhar e escolher o que levar para casa, pois não se trata de uma compra. Sem contar a satisfação de estar saindo da loja sem gastar um tostão, isso é muito bom, acreditem!
A idéia de permitir que as pessoas testem os produtos é muito melhor que as amostras grátis, e aumentam as chances de levar a pessoa comprar o produto que testou. Pensem bem, o que é melhor: ganhar uma amostra de shampoo cuja quantidade não dá nem pra lavar o cabelo, ou levar o produto “de verdade” e fazer uso contínuo para saber se realmente traz algum resultado? Os números não mentem, veja só:
Em Tóquio, 76% das pessoas que experimentam o produto na loja se tornam consumidoras efetivas quando esse item chega ao mercado. Entre os que visitam a loja e levam os produtos para casa, 94% respondem ao questionário online.
Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa: como se associar a Sample Central.
Você só precisa fazer o cadastro (01), e efetuar o pagamento da taxa anual de adesão ao programa de fidelidade Sample Central no valor de R$ 15,00, depois agende um horário de visita (02) e compareça dez minutos antes da hora marcada (03). Esse é o cartão fidelidade que recebi assim que cheguei na pré-inauguração.
Ao chegar na loja, é realizado o check-in.
Logo, você pode escolher cinco produtos da quinzena para levar para casa de acordo com a combinação de cores (04). A quantidade pode variar conforme o programa de fidelidade, devido ao acumulo de pontos decorrente de pesquisas que você for respondendo. Todos os produtos na loja são classificados por três cores, de acordo com as categorias, como se fossem etiquetas de preços que habitualmente vemos em lojas ou supermercados. Abaixo as cinco opções de retirada de produtos da loja:
* 5 produtos amarelos
* 4 amarelos e 1 verde
* 4 amarelos e 1 azul
* 3 amarelos e 2 azuis
* 3 amarelos, 1 azul e 1 verde
* 2 amarelos e 3 azuis
* 2 amarelos, 2 azuis e 1 verde
* 1 amarelo, 3 azuis e 1 verde
Produtos escolhidos, é hora de fazer o check-out, você apresenta novamente seu cartão e tudo que você colocou na sacola é registrado. Em casa, você pode acessar sua página na Sample Central e opinar sobre os produtos retirados no prazo de 15 dias (05), e dessa forma acumular pontos. Dentro da loja também é possível responder pesquisas de produtos expostos, na minha visita aproveitei e lá mesmo respondi um questionário sobre o novo aparelho da Nextel, o i1.
.
Esses foram os produtos que escolhi, e já estou opinando sobre eles e planejando voltar em breve (6).
.
Visite também o blog do Murilo Cardoso e confira a experiência dele na Sample Central. Caso ainda tenha dúvidas acesse o FAQ e siga também a Sample Central no Twitter e fique por dentro das novidades:
Sample Central
Rua Augusta, 2074 – Jardim Paulista
CEP: 01412-000 – São Paulo – SP
http://www.samplecentral.com.br/
Érica Cherubini says
Nossa estou mais animada ainda de ir lá!hehehe
Murilo Cardoso says
Minha janta de ontem foi totalmente patrocinada por Sample Central!
érica pinheiro says
Oi Rê,
muito bom o post e eu estou em 2 fotos suas!!!
Passa lá no meu blog para conhecer.
beijos
Érica
http://bbbcreuza.blogspot.com
Hellen Bispo says
Olá, adorei a matéria eu participo do Clube da Amostra Gratis, a Sample muda algumas coisas mais é muito parecida, já fiz meu cadastro e estou ansiosa para a inauguração.
Adorei a matéria assim parece que a loja terá produtos diversificados para escolher e levar parar casa.
Abraços.
Brindes gratis says
Olá! Essas lojas sao legais mas para quem nao mora em SP eu dou uma dica: peca amostras gratis e brindes pela internet em sites como http://www.amostrasgratis.org http://www.brindesgratis.net e http://www.amostragratis.net – Vale a pena eu ja recebi algumas coisas!
Alinne says
Nossa, que bacana! Dureza deve ser escolher tão poucos itens para levar para casa…
Renata Aguilar says
Aahahaha, sim. Mas mesmo assim é bem divertido =)
Daniela says
Muito legal! Minha visita já tá agendada, tou louca pra chegar logo!
Bruna says
A Sample Central foi ótima, mas somente no mês de abertura! Hoje a loja se encontra quase vazia, e de produtos só sopas, miojo, chiletes, e produtos que não vale a pena irmos até a loja para buscarmos, sendo que custam nem R$2,00 no mercado da esquina…
É uma pena, mas a loja faliu em menos de 2 meses.
claudia says
Nossa eu estive lá ontem ,e me arrependi
as prateleiras estavam vazias e os produtos eram poucos, as opçoes variavam em balas ,bolachas e produtos de limpeza.De cosmeticos só tinha tintura de cabelo, e esmalte.
Acho que esta falida, é uma pena pois a idéia é otima.Mas deste jeito eu não volto mais, pois o dinheiro de condução ou estacionamento não vale os produtos que estão na loja disponiveis . O ideal é entrar no site e ver os produtos antes
Isabella says
Também fui na inauguração (e até me achei numas fotos suas, hehehe), mas hoje, realmente, a loja está um fracasso.
Agendar visita com mais de um mês de antecedência para testar bala, chiclete e chocolate é lamentável.
Para mim valia a pena antes… agora, infelizmente não mais…
Renata Aguilar says
Uma tristeza né Isabella! Eu acho que esse lance de marcar horário tinha que acabar, quem sabe assim a loja não fica melhor e mais procurada?
Willian Balduino says
Já fiz algumas visitas e o que vejo é que cada vez tem menos produtos e opções. É uma pena, pois a idéia é excelente. Passaei a comprar pelo menos dois dos produtos de cada visita após experimentá-los ou conhece-los melhor.
camila says
fui pesquisar sobre o fechamento ‘temporário’ da loja e achei esse blog, lendo seu post só tenho a lamentar: uma excelente ideia que, no início foi de vento em popa, acabou decaindo aos poucos e chegou ao ‘fim’. Tenho pena dos senhores nas fotos, mas o que ocorreu foi uma péssima gestão de uma ideia brilhante! Espero que se reestruturem logo (e tenham mais consideração pelos clientes, minha amiga foi cobrada da taxa de adesão 8 meses depois do primeiro pagamento, quando o correto seria 1 ano… imagina se ela tivesse pago? )
Marta says
Boa tarde!
É uma pena realmente que não deu certom falaram que era temporariamente, mas até agora nada de contato ou esclarecimento para com seus clintes.
Só tenho a lamentar.
Marta Teixeira